O Angra e Ilha Grande CVB, sucedeu o então Corredor Turístico da Estrada do Contorno, associação civil constituída no município de Angra dos Reis em 17 de dezembro de 2001. Trata-se de uma associação empresarial sem fins lucrativos, que congrega empresas e entidades ligadas aos setores de turismo. A função do Convention Bureau é promover o turismo e suas atividades inerentes, atraindo novas oportunidades de negócios para seus associados; fortalecendo a imagem de Angra dos Reis e Ilha Grande em âmbito nacional e internacional.

Através das mensalidades de seus associados O Angra e Ilha Grande CVB mantém sua estrutura física, o funcionamento de suas atividades administrativas e sua equipe de profissionais. Já os projetos da entidade são executados a partir da arrecadação da taxa de turismo (room tax) dos meios de hospedagens associados e os mantenedores.

O Angra e Ilha Grande CVB vem trabalhando forte na captação de eventos para o destino, colaborando diretamente para a organização de uma agenda positiva em favor do turismo de eventos e de lazer. Precisamos entender que quando somamos as verbas e os esforços, todos ganham. E nesta realidade, é inadiável contarmos com a participação de todos os atores ligados diretamente e indiretamente a cadeia produtiva do turismo.