O estado do Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriados prolongados dos últimos cinco anos, com uma pausa de até seis dias prevista para o período entre a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e São Jorge (23 de abril). Esse recesso prolongado, que supera em duração o próprio Carnaval, promete impulsionar as viagens e movimentar a economia em todo o estado. A capital fluminense, por exemplo, espera uma injeção de R$ 2,6 bilhões em sua economia devido a esse período.
Esse extenso período de folga é considerado o mais longo dos últimos cinco anos, excluindo o período do G20 em novembro do ano passado, que também teve seis dias, mas foi restrito à capital. Em 2025, muitos poderão desfrutar de descanso desde a Sexta-Feira Santa (18 de abril), passando pelo sábado e domingo, até Tiradentes (21 de abril, segunda-feira), com a possibilidade de emendar a terça-feira e finalizar com São Jorge (23 de abril, quarta-feira, feriado estadual).

O Rio de Janeiro não vivenciava um recesso tão longo desde 2020, quando houve nove dias consecutivos de folga, entre 18 e 26 de abril. Naquela ocasião, os feriados de Tiradentes e São Jorge caíram em uma terça e segunda-feira, respectivamente, formando uma sequência de folgas que abrangeu os cinco dias úteis e dois finais de semana. No entanto, devido à pandemia, a data não pôde ser plenamente aproveitada para encontros e viagens.
Fonte: Diário do Rio
Imagens: Capa (Kelly | Pexels) e Praia (Anderson Leme | Pexels)